Epiroc lança carregadeira subterrânea à bateria que pode reduzir emissões de 365 t de CO2 ao ano

Empresa quer ofertar uma frota completa de equipamentos para mineração subterrânea totalmente elétricos até 2025

Por Conexão Mineral 30/05/2023 - 21:17 hs
Foto: Epiroc
Epiroc lança carregadeira subterrânea à bateria que pode reduzir emissões de 365 t de CO2 ao ano
Scooptram ST18 SG pode ter suas baterias carregadas através de estações especialmente desenvolvidas

A frota de veículos elétricos a bateria da Epiroc agora conta com a carregadeira subterrânea Scooptram ST18 SG. Segundo a empresa, seu sistema de proteção foi especialmente desenvolvido para aumentar a segurança e vida útil, criando um novo patamar no segmento de carregadeiras subterrâneas de 18 toneladas.

O gerente global de produto para a Scooptram na divisão subterrânea da Epiroc, Erik Gert, afirmou que "o interesse dos clientes tem sido grande e já temos várias carregadeiras reservadas. A primeira delas será entregue na mina de Rävliden, pertencente à Boliden, na Suécia. A Scooptram ST18 SG é uma ótima opção para empresas com ambições elevadas em relação à sustentabilidade e automação".

A Epiroc Scooptram ST18 SG é uma resposta à crescente demanda por carregadeiras de grande porte em operações subterrâneas, bem como à necessidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa provenientes da indústria mineradora. Ela possui uma capacidade de bateria instalada até 50% maior em comparação com outros fabricantes, proporcionando maior autonomia e exigindo menos paradas para carregamento ou troca. A bateria de alta densidade de energia conta com sistemas de segurança ativos e passivos, assegurando uma produtividade livre de preocupações.

Erik Gert acrescentou que "em comparação com o uso de um equipamento movido a combustível fóssil com capacidade similar, a Epiroc Scooptram ST18 SG elimina 365 toneladas de emissões de CO2 anualmente. Além disso, reduz o calor, o ruído e a necessidade de ventilação, o que é especialmente importante à medida que as minas se tornam cada vez mais profundas".

A Scooptram ST18 SG utiliza a segunda geração do sistema de transmissão elétrico da Epiroc, comprovado em campo pelo já bem-sucedido modelo Scooptram ST14 SG (de 14 toneladas). Este trem de força elétrico da Epiroc proporciona uma aceleração, manobrabilidade e resposta excepcionais para o operador.

A vice-presidente de vendas e marketing da divisão subterrânea da Epiroc, Sarah Hoffman, afirmou que "com a Scooptram ST18 SG, estamos levando nossa tecnologia de emissão zero líder para minas subterrâneas de grande porte. Este é um passo importante em nossa ambição de impulsionar a indústria para um futuro mais sustentável, produtivo e seguro".

A Scooptram ST18 SG faz parte da série Smart and Green (SG), que combina o acionamento elétrico a bateria com o “Rig Control System” (RCS) da Epiroc. Esta nova carregadeira subterrânea também já vem preparada para a instalação de todas as funcionalidades do ecossistema “6th Sense” da Epiroc, que abrange capacidades de automação e controle remoto.